Sondagem com torque (SPT-T)
Esse ensaio consiste na execução do ensaio SPT (NBR 6484/2020) e, logo após terminada a cravação do amostrador, é aplicada uma rotação ao conjunto haste-amostrador com o auxílio de um torquímetro. Uma das vantagens desse método, é o baixo custo operacional, o que proporciona uma alternativa para refinamento e aprimoramento dos dados adicionais obtidos do SPT como: atrito lateral e atrito residual.
O procedimento do ensaio SPT-T consiste em, após a cravação do amostrador padrão, retirar-se a cabeça de bater e colocar o disco centralizador até este apoiar-se no tubo guia . Rosqueia-se então, na mesma luva, onde estava acoplada a cabeça de bater, o pino adaptador. Encaixa-se no pino uma chave soquete onde se acopla o torquímetro.Aplica-se à haste uma torção, medindo, com um torquímetro usando um braço de alavanca e mantendo na horizontal, o momento de torção máximo necessário à rotação do amostrador-padrão, para obter, assim, uma medida da resistência lateral (Tmax) e o torque residual, que define a tensão de atrito lateral mínima.
Uma das vantagens desse método, é o baixo custo operacional, o que proporciona uma alternativa para refinamento e aprimoramento dos dados adicionais obtidos do SPT como: atrito lateral e atrito residual.