top of page

COMPARAÇÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE NO ESTAQUEAMENTO DE OBRAS COM FUNDAÇÃO EM ESTACAS HÉLICE CONTÍNU

COMPARAÇÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE NO ESTAQUEAMENTO DE OBRAS COM FUNDAÇÃO EM ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA, METÁLICAS E PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO.


Para a prática de fundações profundas na região Nordeste, os três tipos de estaca mais comumente utilizados são estacas hélice contínua, estacas compostas por perfis metálicos e estacas pré-moldadas de concreto. Em diversas ocasiões, apenas um desses tipos pode ser utilizado, devido à natureza do solo e da edificação a ser construída. No entanto, em outras tantas ocasiões, existe uma escolha, na qual os fatores econômicos de produtividade em relação ao tempo são determinantes. Para poder-se comparar as produtividades dos três tipos de estaca, neste trabalho foram coletadas informações de diversas obras, localizadas na região Nordeste, com ênfase na Região Metropolitana do Recife. Foi feita uma caracterização do subsolo de cada obra, com a elaboração de perfis sintetizados, e assim dividiram-se as obras em dois perfis típicos. A coleta de dados ocorreu a partir de planilhas de acompanhamento da execução das estacas, bem como de diversos tipos de relatório, e pôde-se coletar o tipo e diâmetro ou seção de cada estaca, sua data de execução, comprimento, e carga de trabalho. Para efeito de comparação, também foram estimados custos para as estacas, baseados no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), bem como a metodologia proposta por GUSMÃO (2005). De posse dos gráficos resultantes, foi possível concluir que: as estacas hélice contínua são as mais produtivas, desde que o solo permita sua execução, as estacas pré-moldadas de concreto são as menos produtivas, e tanto estas quanto as compostas por perfis metálicos têm produtividades mais baixa em solos predominantemente arenosos.


Palavra-Chave: Estaca tipo hélice contínua, estaca pré-moldada de concreto, estaca composta por perfis metálicos, produtividade.


FRANCELINO PRAZERES DE AZEVEDO FILHO - RECIFE 2015

Orientador: Prof. Sílvio Romero de Melo Ferreira




whatsapp-image
bottom of page